Pular para o conteúdo principal

PROJETO VIDA`RTE



PROJETO VIDA´RTE



HISTORICO:
Projeto Vida´rte foi idealizado em 1990 para atender as demandas da juventude excluída do Jardim Peri Alto situado na Vila Nova Cachoeirinha  Zona Norte de São Paulo, implementado com o apoio da Pastoral da Juventude da Paróquia Cristo Ressuscitado da Região Episcopal Brasilândia, onde atuou por quase 10 anos sob a coordenação da Professora Lúcia Martins Peixoto. 

APRESENTAÇÃO GENÉRICA DO PROJETO
O Projeto Vida´rte tem finalidade sócio-cultural, tendo como principal linha metodológica o Teatro do Oprimido, visando o resgate da cidadania por meio da expressão cultural.

Público alvo: Adolescentes e jovens de baixa renda, moradores de bairros periféricos, de forma a promover a inclusão por meio da democratização cultural.

Objetivo geral: 
  • Promover princípios éticos em defesa da vida para a viabilização de uma cultura de paz e pleno exercício da cidadania.

Objetivos específicos: 
  • Desenvolver oficinas de artes (Teatro, dança, música, poesia, etc) em espaços próprios e  alternativos (escolas,Igrejas, associações, praças etc).
  • Promover encontros, rodas de conversa, palestras e debates visando a convivência pacífica, integração na vida comunitária, desenvolvimento sustentável e preservação do planeta.  
  • Viabilizar junto à sociedade e ao poder público, otimização e construção de espaços específicos para as manifestações culturais.
Metas:
O projeto tem como Meta principal a melhoria da qualidade de vida da população que vive nos bairros periféricos, garantindo opção de lazer aos adolescentes e jovens, combatendo a ociosidade, o consumo de drogas e por conseqüência a disseminação da violência

Metodologia:
O projeto VIDA´RTE, tem como marco referencial a metodologia do Teatro do Oprimido (TO) desenvolvida por Augusto Boal, em meados da década de 60, e hoje praticada em mais de 70 países. É um método estético que sistematiza Exercícios, Jogos e Técnicas Teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes para o fazer artístico, seja por meio de oficinas, cursos ou outras atividades de caráter educativo.
Cronograma:
O projeto é dinâmico, de modo que cada grupo definirá seu próprio cronograma
As oficinas temáticas tem duração de 3 mês sendo 1 vez por semana com duração de 2 horas.
Cursos e palestras devem ser definidos de acordo com o tema e a dinâmica de cada grupo.

Orçamento:
O projeto deve ser auto-sustentável, dependendo da comunidade local e dos participantes sua infra-estrutura e manutenção.


CONTATOS:
EMAIL: luciamtpeixoto@msn.com
TEL.:( whatsapp) 951281352

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A APROFFIB apoia e convida a todos para GREVE GERAL no dia 30 de junho

LUTAR É PRECISO!!!
A APROFFIB apoia e convida a todos para GREVE GERAL no dia 30 de junho
"Morrer ou deixar morrer" Não é querer fazer alusão as ideologias nazistas ou a qualquer tipo de ideologias, nem é ser anarquista, mas pelo contrário, é suscitar uma atitude crítica na sociedade em que vivemos. Recordarmos Nietzsche quando diz que nos tornamos passíveis diante dos problemas sem questionar ou lutar, enfim quando fugimos dos nossos direitos, transferimos o nosso poder a outras pessoas. Assim nós o perguntamos “morrer, ou deixar morrer”? Morrer é lutar pelos seus direitos, é lutar pela vida é fazer algo de sua existência, e deixar morrer é simplesmente cruzar os braços para tudo, para sociedade e principalmente para esse governo que nos massacra e tira de nós trabalhadores o direito à vida digna, o direito ao trabalho digno e principalmente o direito de se aposentar. E hoje, o que estamos fazendo? Durante o nazismo, o povo alemão matou e deixou morrer “por não saber o que ac…

8M: DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

08 DE MARÇO DIA DA MULHER PARAR E EXIGIR O QUE É SEU POR DIREITO!
A luta das Mulheres por emancipação, contra a cultura machista e em defesa de direitos básicos e trabalho digno tem marcado fortemente a história, eclodindo fortemente no início do Século XX com a Segunda Revolução Industrial e a Segunda Guerra Mundial, quando a mão-de-obra feminina passa a ser explorada em massa de forma aviltante na indústria, em condições  de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, com uma jornada diária de cerca de 15 horas as trabalhadoras  se organizam em frequentes protestos que se espalham pelo mundo inteiro. Um dos mais marcantes foi o ocorrido em 25 de março de 1911, na fábrica Têxtil da Triangle Shirtwaist em Nova Iorque que resultou no terrível incêndio que vitimou 146 trabalhadores – a maioria costureiras. Frequentemente se relaciona o Dia Internacional da Mulher a esse acontecimento nefasto, que embora tenha sido determinante para fomentar a luta não foi o único. 


PRINCIPAIS ACONTEC…

SÓCRATES: Autoconfiança "Conheça-te a ti mesmo"

Sócrates ao proclamar-se ignorante tensionava elevar o debate fazendo com que seu interlocutor percebesse a própria  ignorância, de modo a acessar a sua verdadeira consciência. 
Sócrates  acredita que  a tomada de consciência da própria ignorância se constitui em elemento primordial na busca da verdade.
Como Sócrates, nós educadores devemos alimentar o desejo de auxiliar na edificação de um Ser Humano melhor.
Acredito que quanto maior o conhecimento de si mesmo, maior o autocontrole e a capacidade de dialogar com sigo mesmo e com o meio em que se vive. 

"Por toda parte eu vou persuadindo a todos, jovens e velhos, a não se 
preocuparem exclusivamente, e nem tão ardentemente, com o corpo e 
com as riquezas, como devem preocupar-se com a alma, para que ela 
seja quanto possível melhor, e vou dizendo que a virtude não nasce da 
riqueza, mas da virtude vem, aos homens, as riquezas e todos os outros 
bens, tanto públicos como privados." (Platão)
Fonte: Apologia de Sócrates
http://www.xr.pro.…