PROJETO VIDA`RTE



PROJETO VIDA´RTE



HISTORICO:
Projeto Vida´rte foi idealizado em 1990 para atender as demandas da juventude excluída do Jardim Peri Alto situado na Vila Nova Cachoeirinha  Zona Norte de São Paulo, implementado com o apoio da Pastoral da Juventude da Paróquia Cristo Ressuscitado da Região Episcopal Brasilândia, onde atuou por quase 10 anos sob a coordenação da Professora Lúcia Martins Peixoto. 

APRESENTAÇÃO GENÉRICA DO PROJETO
O Projeto Vida´rte tem finalidade sócio-cultural, tendo como principal linha metodológica o Teatro do Oprimido, visando o resgate da cidadania por meio da expressão cultural.

Público alvo: Adolescentes e jovens de baixa renda, moradores de bairros periféricos, de forma a promover a inclusão por meio da democratização cultural.

Objetivo geral: 
  • Promover princípios éticos em defesa da vida para a viabilização de uma cultura de paz e pleno exercício da cidadania.

Objetivos específicos: 
  • Desenvolver oficinas de artes (Teatro, dança, música, poesia, etc) em espaços próprios e  alternativos (escolas,Igrejas, associações, praças etc).
  • Promover encontros, rodas de conversa, palestras e debates visando a convivência pacífica, integração na vida comunitária, desenvolvimento sustentável e preservação do planeta.  
  • Viabilizar junto à sociedade e ao poder público, otimização e construção de espaços específicos para as manifestações culturais.
Metas:
O projeto tem como Meta principal a melhoria da qualidade de vida da população que vive nos bairros periféricos, garantindo opção de lazer aos adolescentes e jovens, combatendo a ociosidade, o consumo de drogas e por conseqüência a disseminação da violência

Metodologia:
O projeto VIDA´RTE, tem como marco referencial a metodologia do Teatro do Oprimido (TO) desenvolvida por Augusto Boal, em meados da década de 60, e hoje praticada em mais de 70 países. É um método estético que sistematiza Exercícios, Jogos e Técnicas Teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes para o fazer artístico, seja por meio de oficinas, cursos ou outras atividades de caráter educativo.
Cronograma:
O projeto é dinâmico, de modo que cada grupo definirá seu próprio cronograma
As oficinas temáticas tem duração de 3 mês sendo 1 vez por semana com duração de 2 horas.
Cursos e palestras devem ser definidos de acordo com o tema e a dinâmica de cada grupo.

Orçamento:
O projeto deve ser auto-sustentável, dependendo da comunidade local e dos participantes sua infra-estrutura e manutenção.


CONTATOS:
EMAIL: luciamtpeixoto@msn.com
TEL.:( whatsapp) 951281352

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!