CONFISSÕES DE SANTO AGOSTINHO: LIVRO X (SOBRE A GULA E A CURIOSIDADE)

CONFISSÕES DE SANTO AGOSTINHO: LIVRO X (SOBRE A GULA E A CURIOSIDADE)
No Livro X de “Confissões” de Santo Agostinho, observa-se a incansável busca humana pela felicidade, busca essa que segundo o autor se dá no encontro verdadeiro com Deus.  A felicidade não é algo que possa ser experimentada pelos sentidos; ela precisa ser amada e desejada para que, quem procura, seja de fato feliz. A verdadeira felicidade só pode ser experimentada, no entendimento de Agostinho, por alguém que serve a Deus por puro amor.

Para atingir a felicidade plena é necessário o despojamento de todos os pecados que afastam o ser humano de Deus e consequentemente afastam da Felicidade tão almejada. Dentre os pecados que seduzem e aprisionam a alma Agostinho destaca a sedução do perfume, o prazer do ouvido, as seduções que entram pelos olhos, o orgulho, o louvor, a vanglória, o amor próprio a inveja, a gula e a curiosidade, sendo os dois últimos, tema desta nossa breve consideração.

A Gula é apresentada por Santo Agostinho como um dos pecados que nos afastam da graça de Deus e consequentemente nos afastam da Felicidade que buscamos e como os demais pecados devem ser combatidos com jejuns de modo a saciar a fome somente o necessário para a sobrevivência. “A razão do beber e do comer é a conservação da saúde; mas um prazer insidioso acompanha como lacaio essas funções, e sempre tenta tomar a dianteira, de modo que faço pelo prazer o que digo fazer por minha saúde”. Enquanto que a curiosidade é considerada ainda mais perigosa, uma vez que limita o ser humano e o aprisiona ao desejo de por vaidade conhecer além daquilo que lhe é dado a conhecer, disfarça-se de “conhecimento” e “ciência”.

Destarte, em Agostinho a busca da verdade, o encontro com Deus, a felicidade e a superação do pecado são questões subjetivas, uma vez que estão intrinsecamente ligadas aos desejos e anseios de cada individuo, o autor descreve seu doloroso porfiar rumo ao objetivo maior que é estar na graça de Deus, constituindo uma espécie de manual para aqueles que o desejarem seguir. 

http://ebookbrowsee.net/as/as-confiss%C3%B5es-de-santo-agostinho#.U4HObdJdVA0

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!