SÓCRATES: Autoconfiança "Conheça-te a ti mesmo"
Sócrates ao proclamar-se ignorante tensionava elevar o debate fazendo com que seu interlocutor percebesse a própria ignorância, de modo a acessar a sua verdadeira consciência.
Sócrates acredita que a tomada de consciência da própria ignorância se constitui em elemento primordial na busca da verdade.
Como Sócrates, nós educadores devemos alimentar o desejo de auxiliar na edificação de um Ser Humano melhor.
Acredito que quanto maior o conhecimento de si mesmo, maior o autocontrole e a capacidade de dialogar com sigo mesmo e com o meio em que se vive.
"Por toda parte eu vou persuadindo a todos, jovens e velhos, a não se
preocuparem exclusivamente, e nem tão ardentemente, com o corpo e
com as riquezas, como devem preocupar-se com a alma, para que ela
seja quanto possível melhor, e vou dizendo que a virtude não nasce da
riqueza, mas da virtude vem, aos homens, as riquezas e todos os outros
bens, tanto públicos como privados." (Platão)
"Por toda parte eu vou persuadindo a todos, jovens e velhos, a não se
preocuparem exclusivamente, e nem tão ardentemente, com o corpo e
com as riquezas, como devem preocupar-se com a alma, para que ela
seja quanto possível melhor, e vou dizendo que a virtude não nasce da
riqueza, mas da virtude vem, aos homens, as riquezas e todos os outros
bens, tanto públicos como privados." (Platão)
Fonte: Apologia de Sócrates
http://www.xr.pro.br/if/platao-apologia_de_socrates.pdf
http://www.xr.pro.br/if/platao-apologia_de_socrates.pdf
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No cotidiano da sala de aula, mergulho no
universo dos educandos adolescentes indo ao encontro da máxima socrática “só sei, que nada sei”. Constato minha ignorância
e forço-me a seguir em frente no difícil e prazeroso porfiar em busca da
verdade em si.
O que é a verdade que tanto almejamos? Sócrates
dizia que a verdade, quando é possível chegar a ela, está num conceito
impossível de contradizer. Logo, a busca da verdade é uma constante, é a práxis
filosófica em si mesma, é o distanciar-se do rebanho e contemplar o horizonte
com olhar próprio. A verdade só pode ser alcançada quando partimos de nós
mesmos com consciência de que somos também o ponto de chegada.
Conformar-se e “seguir o rebanho” é por vezes
mais fácil, porém, a passividade é incompatível com a busca da verdade. Sócrates
nos ensina que o mais importante não é o saber e sim o que faremos
da sabedoria que julgamos possuir uma vez que a sabedoria deve modificar o ser e purificar a
alma. A busca da verdade é concomitante à busca da liberdade, sendo a liberdade
pressuposto essencial para atingir a autoconfiança, afinal para haver escolha,
é preciso conhecer o objeto escolhido.
Destarte, lecionar filosofia
numa perspectiva socrática é aventurar-se nesta viagem incansável em busca da
verdade intrínseca a cada ser, assumindo o desafio de “ser obstetra de alma”. Compete
ao filosofo professor de filosofia “ajudar
a parir a verdade de quem está predisposto a assumi-la”. No entanto, para
que o educando se disponha a buscar a verdade filosófica é necessário provocar-lhe
o espanto diante do já descoberto e a curiosidade diante dos mistérios do universo
e da própria condição humana.
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